quinta-feira, 17 de julho de 2008

Teoria da Relatividade

Explicando para Sr. DodO e interessados sobre a famosis Teoria da Relatividade...

É possível fazer o tempo parar, de forma a nunca mais envelhecermos?
Podemos contrair o espaço? Existe uma velocidade limite no universo?


Essas e outras perguntas, constituem a essência da Teoria da Relatividade. Um assunto relativamente novo [Rá, peadinha...], que a Física até a pouco tempo olhava com desconfiança. Einstein formulou a Teoria da Relatividade com apenas 26 anos, porém, nunca recebeu o verdadeiro crédito por estas descobertas pela comunidade científica na época.
A Relatividade tem, pra qm non viu mto sobre o assunto, a reputação de ser muito complexa, mas não é nenhuma dificuldade matemática que impede sua compreensão. Se você souber resolver Pitágoras e uma simples equação de segundo grau, estará qualificado para entendê-la. A dificuldade deriva do fato de a Relatividade nos obrigar a rever criticamente nossos conceitos de espaço e tempo.

Esclarecendo... [ou ñ]
Desde que Newton postulo as leis da mêcanica e talz, todos engoliram akilo por muito tempo e demoraram para questiona-lo. E quando começaram a questiona-lo, pelo o que eu vi, dois desses questionamentos foram os mais importants pru Einsten fika puto e só pkausa dissu vira um dos kra mais fodaum du mundo.

1º: Um kra, provavelment alemão [Ernest Mach], flo q, jah que o tempo é medido por coisas materiais [tp um pêndulo ou o própio movimento da terra], é óÓhbvio que a alteração da matéria interfere no tempo. oque realment faz sentido, e contraria Newton que separa o tempo e o espaço [pts materiais] e fla que os dois naum tem nda a vê. Logo, ai tem merda. Mas ngm deu mta importância na época.

2º: Lembra du eter?! tp, flavam que a energia pra se propagar precisava di um meio de propagação, tp o som se propaga pelo ar, a eletricidade por um fio de cobre, etecetara; Até ai td mto fofo td danu certo ate que xegaram na luz: Cientista says:"hmm agora o energia solar, bem o luz da sol viaja até o terra através da... err bem, proxima topico!!" xP. Um tempo depois um dos fisicos que naum queria perde o trabalho de anos, fez td mundo acredita que existia uma matéria invisivel e fodonica que ocupava todos os espaços vazios, de densidade nula, invisivel, imperceptivel e um mont de outros cheats, o Éter [coisa que ja tinha sido viajada ants], assim a energia solar se propagava através das particulas do éter que sendo uma matéria perfeita naum haveria dicipações de energia de nenhuma natureza. Brilhant! +.+

Mesmo não se dando muita relevância ao éter ele foi aceito durante anos [como acabar com algo que tem tantos super-poderes?!], em 1881, Michelson e Hermann Helmholtz [mais alemães (W) ], inventou um instrumento capaz de medir a velocidade da luz - o interferômetro de Michelson [?] - e de comparar o intervalo de tempo gasto por dois feixes emitidos de uma mesma fonte em duas direções perpendiculares. se uma dessas direções fosse a do movimento da terra em sua órbita ao redor do sol e a outra perpendicular, uma diferença de intervalos de tempos deveria ser detectada. Mas inacreditavelmente, o éter mostrou não ter qualquer efeito sobre a velocidade da luz, msm se c deslocasse na mesma direção ou perpendicular ao movimento terrestre. traduzindo... se o éter existisse, a Terra estava em repouso! =0
Cientista says:"mais é claro, o terra estar em repouso, eureka!" Enfim o éter já era...

Antigament já se acreditava na propagação retilínea da luz, mas pensavam que ela era emitida pelos astros ao msm tempo que era vista da Terra, ou seja, achavam que ela era instantânea. Hoje, quando vemos o céu estrelado (L), sabemos que estamos diante de imagens do passado: os raios de luz que estão atingindo nossos olhos saíram daquelas estrelas muitos anos antes. Basta dizer que a luz emitida pela Alfa de Centauro, a estrela mais próxima da Terra [depois do Sol é claro [doh]], demora 4 anos e meio para ser vista de nosso planeta.

Okay voltanu à istorinha du éter... Depois constataram que a luz não precisava de meio material para se propagar, ja que era uma espécie de magnetismo [fóton] que assim como a gravidade [gráviton] se propagavam no vácuo. Mas o mais intrigante era o fato de o expêrimento não ter registrado nenhuma alteração na velocidade da luz.
Como será visto abaixo, issu o motivou a revisar os conceitos tradicionais da fisica e também deu um grande impulso à criação de sua teoria.

Cálculos \o/
Einsten viu que, de fato, na Mecância Clássica, se a luz percorre uma distância x, com a velocidade c [velocidade da luz] num tempo t, no pto referencial R', teremos:
c'=x'/t. Em relação a outro referencial R'', a distância percorrida x' será: c''=x''/t, onde t permanece imutável [tempo absoluto] como prevê a Mecânica Newtoniana. É a distância x' que se transforma em x'' e a velocidade c' que se altera em c''. Como esta variação da velocidade da luz não foi registrada na experiência de Michelson, Einsten viu que a velocidade c da luz era constante [exigência da teoria do eletromagnetismo], ou seja , não variava. No entanto, pelo princípio da Relatividade de Galileu, a velocidade c' deveria variar. Para eliminar esse impasse, foi necessário fazer c'=c'', ou seja, supor que t variava ao mesmo tempo que x'. Designando t'' como novo valor de t', poderemos escrever: c = x'/t' = x''/t'' intaum na velocidade da luz qm varia é o tempo-espaço. o que propõe que um ponto material tem 4D(x, y, z, t);

A partir disso, não existia mais o tempo e espaço de Newton mas sim e tempo-espaço de Einsten [msm non parecenu tem mta diferença]. A trajetória de um ponto material se descrevia pelas cordenadas (x,y,z) ja um ponto material relativísta pelas 4D oque acaba com a ideia do repouso absoluto, sempre estaremos se movendo no eixo t [ate que parem o tempo o0];
O POST tah xato?! Imagina o Einsten cum uma calcinha na boca!
q sexy! ;D

Tem como para o tempo?! viaja pru passado!?
Imagina isso:


*João está olhando para o relógio. O facho de luz refletido do relógio ao olho de João, marca a hora exata de meio-dia.


*João agora “foje’ do raio luminoso, na mesma velocidade deste. Como ele nunca recebe um “novo facho de luz” e só olha para o mesmo facho na direção do relógio, ele só verá meio-dia. Para ele, o tempo parou.

Agora vem a parte esquisita da coisa. Se você pudesse viajar mais rápido que a velocidade da luz, você estaria andando à frente da onda luminosa, emitida no “agora” e ultrapassaria as ondas emitidas antes do “agora”. O relógio pareceria estar rodando para trás, exatamente como uma fita de video cassete sendo reproduzida ao reverso. Como efeito, você estaria voltando no tempo. \ô/

A TR trabalha com "c" sendo o limite da velocidade que um porco pode xegar, ateh agora ngm provou que exista alguma velocidade superior à da luz no vacuo.

Tem um kra, Nick Herbert, ele escreveu um livro flanu umas coisa sobre Einsten e lah tinha uns exemplos que teoricamente superavam a velocidad da luz, os mais interessant (q non era mto viajado) era tpw:

*A interseção das lâminas de um par de tesouras, sendo que tais lâminas sejam longas o suficiente e estas sejam fechadas a uma velocidade próxima de c.

*A sombra do eclipse de um planeta sobre um outro mais distante.

*Certas luzes de marcação (tp na pista de um aeroporto) podem ser programadas para piscarem em conjunto em velocidades aparentemente maiores que c.

Merds encontradas na Net:
"Alguns acham que a velocidade máxima é a da luz... outros do pensamento... e outros a da dor de barriga... porque não dá tempo nem de pensar, e nem de acender a luz."

Uma consequência de termos que aceitar que existe uma velocidade limite, é o fato de estarmos fadados a ter que também lidarmos com o problema de que sempre levaremos tempo para qualquer espaço que queiramos percorrer. Apesar do tempo para o observador que realiza o trajeto acabar sendo zero quando a velocidade alcança a da luz, o tempo para o observador externo, que é exatamente o que nos importa no caso, sempre será maior que zero.

Abaixo, temos um exemplo, considerando o tempo de percurso um fator crucial para um evento.


*Maria espera ansiosamente João, para um encontro que foi marcado para exatos meio dia. João localiza-se numa plataforma a uma distância S, equivalente a 600.000km. Porém, João percebe que faltam apenas 1 segundo para o encontro.

*João corre a uma velocidade correspondente a da luz, percorrendo a trajetória de uma extremidade a outra da plataforma.

*Basta utilizar agora a Mecânica Newtoniana; o tempo necessário para que João atravesse o espaço S, é igual a distância percorrida, correspondente de uma extremidade à outra da plataforma, dividida pela velocidade máxima, que é a da luz. Obviamente João chegará atrasado, perdendo o encontro com Maria. ;(

Entum mais se, tp, um corpo que ja tivesse com V=c?! o que aconteceria se lhe fosse acrescentado mais energia?! tentando responder isso, se conclui que essa energia como não poderia aumentar a velocidade do corpo seria aplicada a sua massa! xS
Esse novo pto de vista implicou em mtas coisas como por exemplo a famosa formula da equivalência massa-energia E=mc²:
Issu une os conceitos de conservação da massa e conservação da energia, a matéria em forma de massa quando atinge a velocidade da luz(c) se transforma em energia e vice-versa.
A qtde total de massa e energia em um sistema fechado permanece a msm. "Energia não pode ser criada nem destruída, e em qualquer forma, energia acumulada exibe massa." Na TR, massa e energia são duas formas da mesma coisa, e uma não existe sem a outra, podendo até msm se usar o termo "matergia".
Si vc kise sabe + - como e que se xega nessas 3letrinhas. okay, Entaum o tanto di enegia possivel vai pedende do tanto di matéria?! sim! entaum essu tem uma relação?! E=mc² \o/-->onde "E" é a energia, "m" é a massa e "c" é a velocidade da luz no vácuo.

Aplicando essa formula podemos trocar c pela velocidade atual de um ponto material e teremos aproximadament a qntde di energia atual do corpo(a energia do corpo naum aq age sobre ele), disso pode se tirar conclusões bizarras como: fisica+bêbados=post idiota, ou, sim a luz tem massa, e também que o peso equivalente a nota de um dolar tem energia de:
˜90 terajoules
˜25 GW-horas
esse aki é interessant
˜21 kt, sendo k=mil, t=toneladas de TNT
\o/
Homenagem xP>>>>>>>
USS Enterprise, USS Long Beach e USS Bainbridge em formação no Mediterrâneo. Tripulação do Enterprise soletrando fórmula de equivalência massa-energia em homenagem a primeira Força-tarefa formada apenas por navios com propulsão nuclear. [americanos ¬¬]

amewricalno [sotaque] says:"=0mg qnt energia! que pena que não podemos usa-la, nós precisamos das notas de um dolar ;( "

Cientista says:"pera ai, pera ai, olha só! uma fissão nuclear com plutônio uhul! hang loose, hang loose!"... xP

Enfim, axei mta³¹ coisa interessant pra por + o mais phoda e consegui incaxa os txt, intaum se tve alguma coisa que eu non flei, dexa um cométario que eu flo dps.

[c ngm dexa nda é pq o post foi mto bom e td mundo intendeu[chantagem]].


“Se for provado que a relatividade está certa, os alemães me chamarão de alemão, os suíços de cidadão suíço e os franceses me chamarão de grande cientista. Se ficar provado que a relatividade está errada, os franceses me chamarão de suíço, os suíços de alemão e os alemães me chamarão de judeu.”
- Albert Einstein (1879-1955).


Posted by: [eØ!]

7 comentários:

Anônimo disse...

CAAACETE, fico foda xD

tudo bem q axo q eu vo ser o único a ler todo o post, poucos leitores [leitores?!?] do blog são nerds o bastante pra ler isso ;D

soh tem uns bugzinho ae, tipo, tu colocou x'' na primera formula, eh isso memo ou eh x' ?

Anônimo disse...

arrumado ^^

Anônimo disse...

lol agora q eu vi u post nu firefox!
ah... nu opera tava bunitinhu ;(

Anônimo disse...

Não é só porque eu tentei estourar pipoca com meu celular que eu não vou ler todo o post, ou até entendê-lo, ou pior! Gostar dele!

Eu também sou um leitor do blog!
Viva Gpretos \o/ ¬¬'

ow, uma dúvida, [e0] sou o Carlos?! e black dildo é o Lucas?!

Anônimo disse...

é issu msm


u lucas ainda num sab q u
"Posted by" é so a ultima linha du post q agent coloka xP

Layla disse...

eu não sou nerd, mas eu li todo o post xP




não sabia que o carlos era inteligente :D

Anônimo disse...

será q issu é um elogio?