quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Entretenimento

Você provavelmente já estudou em história ou já ouviu falar na política do pão e circo tão utilizada pelos governantes na época do Império Romano. Essa política consistia em distribuir pão de graça e oferecer espetáculos por preços módicos para a população, espetáculos como peças de teatro ou, mais populares e mais apreciados, os combates de gladiadores. O público em geral, ricos ou pobres, plebeus ou ricos proprietários de terras, deliravam vendo aqueles homens insanos se mutilando ou enfrentando animais como tigres e leões, sendo na maioria das vezes devorados por esses animais, óbviamente. Essa estratégia política era usada para que a população ficasse distraída e não reclamasse de seu governo e de seus administradores, era um tapa olho colocado na grande massa, como dar um pirulito para a criança não chorar. Mas não é sobre essa estratégia o meu foco.


Hoje em dia não é muito diferente. Nós não temos oportunidade de ver pessoas sendo mutiladas ao vivo e a cores num grande espetáculo (apesar de que pela violência atual, muita gente vê isso, pessoalmente), mas nós temos outros meios de saciar nosso apetite sádico, através de programas de televisão, os reality shows.




Exemplos, tenho vários. Quando uma pessoa entra no palco do Ídolos para se apresentar, você prefere vê-la cantando bem e sendo elogiada ou vê-la fazendo alguma merda e sendo ridicularizada? Eu fico com a segunda opção, e acredito que você também. Ou no Big Brother, nós nos divertimos vendo aquelas pessoas sendo vigiadas 24 horas por dia. E por que? Porque elas irão falar merda, irão fazer merda, irão ficar sem graças, irão ficar nervosas, irão expor diante do país todo tudo aquilo que uma pessoa teria vergonha de contar para os amigos mais íntimos. Ficam enjauladas como animais se degladiando verbalmente umas com as outras (qualquer semelhança com o divertimento do antigo Império NÃO é mera coincidência). Em O Aprendiz, acontece coisa semelhante. Se você cometer um errinho que seja, vão te crucificar, o Roberto Justus com a ajuda de seus conselheiros irão chicotear os jogadores com palavras duras, mais do que o necessário. Algumas pessoas dizem que ‘O Aprendiz’ é um reality show diferente, é um reality show inteligente. Não, não é inteligente, só é um pouco mais enfeitado do que os outros, pois a intenção é a mesma: expor pessoas à humilhação púbica. Aliás, eu não tenho pena desses participantes, sejam eles do Big Brother, do Astros ou de O Aprendiz, pois eles resolveram se sujeitar à isso, muito provavelmente para aparecer. Se tudo isso é combinado eu não sei, mas não muda nada no que eu estou falando. Agora, minha opinião pessoal sobre quem manda fitas pra produção do Big Brother com intenção de participar eu não sei se convém expor, só digo que eu os considero acéfalos. Mas, cada um é cada um, certo? Enfim, onde se encaixa o nosso divertimento aí? Nós, seres humanos, temos uma natureza sádica. Para não generalizar, eu digo que pelo menos a maioria, me incluindo dentre elas, que gosta de ver esses shows de horrores. Ver pessoas sendo vexadas, seja em algum programa como Ídolos ou seja no Big Brother, nos faz rir, nos diverte.




Ah, eu ainda não citei os filmes. Filmes com cenas de tiros, explosões, pancadaria, são altamente apreciados. Para exemplo, temos a seqüencia 'Jogos Mortais' ou 'O Albergue', que mostram cenas explícitas de mutilação e tortura. E eu adoro isso tudo, sem ironia. Mas, onde eu quero chegar?



Eu quero chegar nas pessoas que, quando tomam conhecimento sobre a rotina sádica dos antigos romanos, os chamam de demoníacos, diabólicos, monstruosos, “nossa, como o mundo era horrível naquela época”. Isso é contraditório, pois hoje em dia nós temos esses mesmos gostos, só que não nos realizamos de forma tão explícita, porque, ao contrario daquela época, agora nós temos defensores dos direitos humanos que não permitiriam a montagem de arenas para colocar pessoas se matando. Mas o nosso gosto sanguinário continua o mesmo de sempre, com a diferença de que agora não há necessidade de sangue nem mutilação, nos contentamos com exibições degradantes de pobres seres. E, quando queremos ver sangue, vamos na locadora e alugamos algo que nos apeteça, afinal, não falta opções para os mais diversos gostos.

Só não vale dizer que os antigos romanos eram cruéis, tá?



postado por: Maringa

Nenhum comentário: